sexta-feira, 29 de março de 2013

Beirut's Wonder Forest



Fala, seres celomados!!! E aí, tudo bem?!

Pois bem, meus caros leitores, hoje no Puzzle Mind iremos mostrar o segundo post da tag "Construções". O primeiro foi sobre "O Parque Celeste de Singapura" e se vocês ainda não viram eu vos aconselho a darem uma olhada lá, clicando aqui.

Então, tudo bem que o Beirut's Wonder Forest não é bem uma construção, mas sim um projeto idealizado por arquitetos do grupo do Studio Invisible, mas vocês vão entender o porquê de eu ter escolhido esse assunto com a continuidade da leitura do post.

Vamos lá?!

Beirute é a capital e maior cidade do Líbano, país do oeste asiático, e assim como diversas grandes capitais ao redor do mundo não há tantas áreas verdes, pois houve um grande crescimento e essas áreas verdes foram desmatadas, pois antes o lado ambiental não era tão "levado a sério", não era visto com tanta importância, coisa que só foi começar a acontecer em  1972 com a Conferência de Estocolmo sobre o homem e o meio ambiente, mas que só foi posta em prática mesmo com a RIO - 92, mas enfim... esse já é um assunto para um novo post, não é mesmo?!

Voltando para o assunto do post... Beirute, está localizado no Oriente Médio e é alvo também de alguns conflitos, teve-se a Guerra Civil Libanesa entre os anos de 1975 e 1990 a capital ficou um tanto destruída e após esse período começou sua reconstrução e estava quase concluída no ano de 2006, porém com a Guerra de 2006 entre Israel e o Hezbollah (que é uma organização com atuação política e paramilitar fundamentalista islâmica xiita sediada no Líbano que significa "partido de Deus") voltou a ficar destruída, com várias mortes de civis e houve uma grande perda na infra-estrutura da capital e das outras cidades libanesas. Resultado esse que causou também grande perda na área verde de Beirute.

E é aí que entra o assunto do post de hoje, meus queridos leitores, pois a ideia do "Beirut's Wonder Forest" consiste em transformar o topo dos prédio em jardins, com árvores que se adaptam ao clima local e que serão presas por fios de aço para evitar acidentes no caso de chuvas e ventos fortes.

"Segundo os arquitetos, o projeto apresenta uma série de benefícios para a cidade: o ar ficaria mais puro, o ambiente mais saudável, as árvores proveriam sombras e amenizariam o clima quente e seco.

Além disso, os “telhados” dos edifícios seriam transformados em espaço de convivência para seus moradores – o que aumenta a qualidade de vida da população – e os jardins poderiam ser o pontapé para a agricultura urbana, com a criação de pequenas hortas por toda a cidade."   (Retirado da Super Interessante)

Vejam algumas fotos do projeto:


Beirute antes

Beirute depois, caso o projeto seja concluído


(Imagens: StudioInvisible)

Pois é, meus queridos leitores, ótima ideia, não é verdade? E o meio ambiente agradece \o/ . Eu curti bastante essa iniciativa e espero que realmente dê certo e que esse projeto saia do papel para que possamos ver como ficou. 

Aaah, só lembrando que o post de hoje foi feito com base na reportagem da revista Super Interessante! Espero que tenham gostado de mais esse post e...

até mais, deuterostômios,

MAY THE FORCE BE WITH YOU!


8 comentários:

  1. Pensei em fazer isso na minha casa com painéis solares para alimentar a casa quando eu era pequeno!Não sei se já tinham inventado essa fantástica iniciativa!

    ResponderExcluir
  2. Deve ser awesome morar aí!Grande post man!Bem pesquisado,detalhes legais e fotos incríveis!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente deve ser show de bola morar lá caso o projeto seja concluído. Obrigado pelos elogios!

      Valeu!

      Excluir
  3. Amei essa ideia, muito boa mesmo. Tomara que dê certo. Quem dera fizessem uma coisa dessas aqui no Brasil, ficaria ótimo, mas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa mesmo a ideia, não é André?! Pois é, espero que dê certo também. Vixe, é uma pena falar isso, mas se fosse feito isso no Brasil as pessoas não iriam cuidar :(

      Excluir
  4. SHOOOOOOOOOOWWWWWWWWWWWWWWWWWWWW!!!!! Já conhecia essa ideia e ainda hoje ela me impressiona BASTANTE! Quero muito que ela deixe de ser apenas um projeto e finalmente se torne realidade. É preciso tomar bastante cuidado com essa questão de acidentes etc, mas se for possível mesmo e totalmente viável, vai ficar INCRÍVEL!
    Sem falar que a vista de satélite fica LINDA! <3

    Ótimo post, amor!!! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já conhecia? Aah, que bacana! Realmente impressiona bastante!
      É verdade, vamos torcer para que essse projeto saia do papel e se torne realidade.

      E a vista de satélite fica muito linda mesmo.
      Obrigado, amor.

      Até mais. Bjs bjs

      Excluir